single-image

Tecnologia Blockchain no combate ao Coronavírus

Tecnologia Blockchain no combate ao Coronavírus

Certamente você deve estar se perguntando qual a ligação da tecnologia blockchain com o novo coronavírus, mas vou discorrer sobre a importância que a tecnologia tem tido nesse momento histórico. A medida que a doença avança cada vez mais, e evidentemente atinge o setor de saúde em grandes proporções, agilizar a prestação de serviços durante a pandemia é sem dúvidas um diferencial e uma grande ajuda.

Empresas estão desenvolvendo programas digitais através da nova tecnologia blockchain, que diferente do que muitos supõem é usada para inúmeras funções, inclusive o desenvolvimento de aplicativos, conhecida por sua agilidade, descentralização e sem possibilidades de fraudes.

 Algumas áreas influenciadas diretamente pela tecnologia:

1. Saúde — Facilitando o armazenamento de dados de pessoas que já contraíram a doença, diminuindo o uso de folhas de papéis, assim não acumulando pilhas e mais pilhas de documentos e tendo que verificar um a um, sem necessidade de contato físico para entregar os arquivos as unidades de saúde, sendo um processo totalmente transparente para ambas as partes acompanharem através da rede.

A cadeia de suprimentos também se baseia nesta tecnologia blockchain, para registro e rastreamento de todos os envios que os hospitais e comércios precisam para o combate do vírus, como máscaras faciais, luvas, entre outros.

2. Educação — A paralisação das aulas presenciais procurou encontrar novas soluções para que alunos e professores não fossem prejudicados, alguns decidiram usar a plataforma para registrar presenças, atividades e para facilitar o aprendizado dos alunos. Um exemplo de uma plataforma de acordo com o Portaldobitcoin.com, foi adquirida pela Oral Roberts University em Tulsa, Oklahoma a rede Odem de educação e credenciamento em blockchain.

3. Mídia — Visto que o surgimento de diversas fakes news sobre o COVID-19, deixaram a confiabilidade das informações em jogo, também recorreram a tecnologia. Utilizar a plataforma permite deixar a informação visível a todos sem possibilidade de alteração, transmitindo credibilidade, já que após uma informação registrada, não pode ser desfeita.

4. Negócios — com a falta de entrada de dinheiro, muitas áreas estão se vendo sem saída. Pensando em soluções para agregar positivamente, principalmente nas (micros) empresas e de médio porte, resolvendo através de plataformas de serviços financeiros, agilizar o financiamento do comércio de exportação, além de outros suportes monetários.

Sabemos que a pandemia irá passar, já a tecnologia blockchain continuará crescendo e se desenvolvendo, em um futuro próximo veremos a evolução do que este grande ecossistema resultará eficientemente em nossas vidas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR