single-image

O que é o Day Trade e como funciona?

Direcionado para investidores que possuem grande conhecimento no criptomercado, esse modo de atuar pode ser arriscado, apresentando vantagens e desvantagens

 

O criptomercado é um mercado visto de diversas maneiras, sendo ele um setor estabelecido, um mercado de especulação, entre outras vertentes. Dentro dele, é possível atuar com certos tipos de pensamento, indo do mais contido até o mais ousado. Nesse contexto, entra a figura do Day Trade, que é um ato já concreto e corriqueiro dentro do setor dos criptoativos. Direcionado para investidores que possuem grande conhecimento no criptomercado, esse modo de atuar pode ser arriscado, apresentando vantagens e desvantagens. Vamos conhecer um pouco mais do Day Trade?

 

No senso comum, o Day Trade é visto como o ato de comprar e vender certo ativo ou moeda no mesmo dia. O indivíduo que atua nesse processo é chamado de Day Trader, usando esse termo como sua profissão. Mesmo que direcionado para investidores já capacitados, qualquer um pode ser Day Trader, mas há ressalvas em relação a isso. A ideia principal desse modo de atuação é adquirir um criptoativo, ou certa quantidade do mesmo, esperar sua valorização e, caso haja crescimento, vender a mesma quantia ou parcela para gerar lucro. Mas, como citamos anteriormente, existem pontos para cima e para baixo nesse processo.

 

Ao ser um Day Trader, você pode investir qualquer valor no dia em que for atuar no criptomercado, não havendo a necessidade de obter uma quantidade exorbitante para começar a utilizar os gráficos. O setor dos criptoativos é notório por gerar liquidez diariamente, sendo isso um aliado de quem está ali de olho nos crescimentos e quedas. A grande vantagem, vista pelos entusiastas, é que você pode ganhar uma grande quantia de dinheiro em pouco espaço de tempo, mas essa questão não é rotina dentro da vida do Day Trader, então quem já é estabelecido nesse conceito não leva essa última opção como garantia. Por fim, uma vantagem interessante é o Stop Loss, que ajuda a controlar prejuízos alarmantes por meio de um controle pré-estabelecido.

 

Mas, infelizmente, o Day Trade é visto também como um mercado de risco que pode gerar muitas perdas, ainda mais para quem não sabe se programar e estabelecer suas metas de atuação. Se você é um entusiasta, é grande a chance de perder seu investimento em curto prazo e, caso o Day Trade não seja sua ocupação principal, você pode perder chances de crescer dentro do setor. É preciso investir dinheiro mas, muito além disso, é preciso um investimento de tempo para ter olhos diretamente focados em gráficos no dia de sua atuação. Por esses motivos, esse modo de atuar ainda “assusta” muita gente.

 

Tipos de Day Trade

 

Após vermos alguns dos fatores positivos e negativos de atuar com o Day Trade, vamos dar uma olhada em algumas vertentes dentro dessa modalidade de investimento. Primeiro temos o Trend Trades, que se direciona ao ato de comprar quando o preço está “caminhando” ou subindo. O segundo módulo é o Counter-Trend Trades, que se direciona ao ato de vender caso o preço esteja subindo. Por fim, o Day Trade conta com o Ranging Trades que, de forma menos complicada, é o modo que visualiza o gráfico de um lado para o outro entre dois preços específicos, sendo usado quando o mercado está caminhando lateralmente.

 

Resumo do Day Trade

 

Em resumo, o Day Trader encara o Day Trade como uma oportunidade rápida de obter lucros e gerar maior liquidez em certo ativo, mas o próprio também pode encarar esse módulo como um jeito arriscado de obter lucros em curto prazo. De forma geral, é preciso ter um conhecimento amplo sobre o setor e como se deve atuar nessa profissão. É preciso guardar fundos e saber como operar os próprios, porém, muito antes disso, é de suma importância reservar o máximo de tempo possível para analisar gráficos e acompanhar o que é preciso. Para atuar nesse campo, o “ideal” é começar com valores pequenos que não irão comprometer sua rotina, sendo preciso ser realista com seus lucros, caso os tenha em curto prazo.

 

Leia também:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR