single-image

O que é Mineração?

O que é Mineração?

Sem dúvidas se alguém já ouviu falar em Bitcoin, já escutou sobre mineração. Pois, bem! Mineração é um processo importantíssimo para que as criptomoedas atuem como uma rede descentralizada. Obviamente a função principal é retirar a centralidade de validação das mãos de grandes instituições e colocar nas mãos dos próprios usuários da moeda, transferindo a responsabilidade de validação para os próprios, sem necessidade de uma autoridade central.

Minerador é alguém que coloca o seu computador a disposição da rede, qualquer pessoa pode se juntar e agregar poder de processamento a ela, atualmente esse trabalho é fonte de renda de inúmeras pessoas.

Mineração é um processo onde as transações de usuários são verificadas e registradas na blockchain.

Quanto maior a quantidade de mineradores maior a segurança, e a mineração é o que faz as moedas acontecerem, trazendo estabilidade, evitando fraudes, por isso constantemente verificam o trabalho uns dos outros.

Uma breve explicação de como a mineração acontece:

Os mineradores tem duas responsabilidades, confirmar a transação e encontrar novas moedas.

Eles recebem/verificam e confirmam a transação, igualam cada transação utilizando a função Hash e alocam ela na Memory Pool (armazenamento de transações pendentes) organizam em blocos com variadas transações e registram detalhes em um livro, a blockchain. A cada bloco validado, o minerador é recompensado financeiramente por meio da própria criptomoeda.

Encontrar uma Hash válida corresponde a uma fração da potência de mineração da rede. Existem Pools de mineração, que se ordenam e se distribuem em poder de processamento em uma rede, e no fim dividem a recompensa de acordo com a contribuição de trabalho.

Quanto maior o poder computacional e altamente potente, mais rápido podem trabalhar para desenvolver os cálculos algoritmos em poucos segundos. A dificuldade de solucionar os cálculos aumentam baseado na velocidade que os mineradores completam os blocos e é ajustada de forma que não importa quantos mineradores existam, um bloco é resolvido a cada 10 minutos. No caso do Bitcoin, a quantidade de bitcoins recompensada por cada bloco cai pela metade a cada 4 anos, até que um dia, nenhum bitcoin seja criado. O que está previsto para acontecer no ano de 2140.

Como minerar?

1. Comprar equipamentos para mineração

Minerar sozinho é possível, porém, o gasto é alto e pode não pagar todo o processo, muitas vezes não compensando de fato.

2.  Pool de mineração

Várias pessoas em conjunto validam as transações. Caso seja efetivo, os ganhos se repartem entre todos.

3. Terceirização

Alugar poder de processamento/equipamentos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR