single-image

O que é ICO ?

Certamente se você tem um pouco de conhecimento no mercado de criptomoedas, já ouviu a expressão ICO, mas afinal o que seria esse termo? São constantemente comparadas com as IPOs (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial), porém, existe uma diferença entre as duas, embora sejam parecidas. 

  Quando nos referimos a IPOs a definição que temos é que, uma oferta pública em que ações de empresas são negociadas amplamente em bolsas de valores pela primeira vez. O processo onde uma empresa se torna de capital aberto, centralizado em distribuidoras e corretoras. Explicaremos de uma maneira simplificada no decorrer do texto, qual a diferença para ICO.

  A sigla ICO, se refere à Initial Coin Offering, que em português se traduz, oferta inicial de moedas. Um meio não regulamentado, pelos quais, um novo projeto de criptomoeda ou empresa, tenta adquirir recursos mediante ao alcance de fundos públicos, para lançamento do produto.

  Funcionando em três etapas, após o lançamento do Whitepaper, sendo eles abertura; encerramento e distribuição. Quando uma oferta inicial de um ativo é lançada, ela tem um período para adquirir fundos, através dos futuros investidores que depositam recursos, ao finalizar o ICO e depois de listadas em uma exchange, os investidores que fizeram suas apostas receberão em retorno tokens ou ativos do projeto, podendo converter em outras cripto ou até mesmo por dinheiro convencional. O valor a receber é proporcional ao que foi investido. O intuito de uma ICO é permitir o alcance de patrimônios de uma forma simplificada, inovadora e barata. Essas etapas são realizadas online, fazendo com o que qualquer pessoa, de algum lugar do mundo participe, facilitando o processo.

                  Válido tomar alguns cuidados como:

  • Whitepaper: Uma explicação sobre o projeto, como irá funcionar a tecnologia e como será, na prática, mostrando o porquê daquele ativo existir. Em alguns casos vêm um plano de gastos com os fundos que serão adquiridos.
  • Equipe: Olhar a confiabilidade das pessoas por trás da oferta, para passar segurança no investimento.
  • Liquidez: Ao finalizar uma ICO o investimento feito, precisará retornar a quem aplicou os valores. Para poder resgatar os tokens, por este motivo olhar a liquidez é de extrema importância, pois, não tem sentido você investir em algo que não irá conseguir resgatar.

   ICOs são importantes, pois, usam as criptomoedas como principal instrumento de financiamentos, dando saídas inovadoras para novos negócios.   

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR