Bitcoin News
single-image

Nova Secretária do Tesouro americano possui preocupações sobre uso das criptomoedas

A nova chefa da Secretaria do Tesouro americano, Janet Yellen, ja teceu criticas anteriormente as criptomoedas, linkando as mesmas com lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo. 

Vale lembrar que a nomeação de Janet consta como pendente, visto que o Senado americano precisa aprovar as indicações de secretários feitas pelo presidente Joe Biden. A economista já atuou como presidente do Banco Central do país, durante os anos de 2014 a 2018, na administração Obama. 

Em 2018, no fórum Montreal Fintech, Janet associou o uso das criptomoedas ao crime. Segundo ela, o Bitcoin e as demais altcoins facilitam a lavagem de dinheiro e o financiamento de atividades terroristas. Por fim, a ex-presidente do Federal Reserve (FED), afirmou que o Bitcoin não poderia ser visto como uma reserva de valor ou uma boa opção de pagamento. 

Durante a sabatina do Senado para decidir sua aprovação, Janet voltou a correlacionar as criptomoedas com usos ilicitos, e afirmou que se for nomeada irá se concentrar em lidar com o financimento que as mesmas fornecem ao terrorismo:

“Acho que muitas criptomoedas são usadas, pelo menos no sentido de transações, principalmente para financiamento ilícito e acho que realmente precisamos examinar maneiras de restringir seu uso e garantir que a lavagem de dinheiro não ocorra por meio desses canais.”

Associação de criptomoedas a atividades ilícitas não é verdadeira

A empresa de inteligência Blockchain revelou que apenas 0,34% das transações envolvendo criptomoedas foram de naturezas criminosas em 2020. Essa porcentagem representa uma grande diminuição em relação aos 2,1% de 2019. 

Portanto, associar o uso de criptomoedas com atividades ilegais e criminosas é algo que não tem fundamento, visto que isso ocorre numa imensa minoria dos casos. Desmentir essa associação e buscar mudar a visão que pessoas como a Janet Yellen e muitas outras possuem, é um passo crucial para a popularização do mercado cripto como um todo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR