single-image

Indicador RSI. Qual a sua utilidade em análises técnicas?

Este indicador denominado como Relative Strength Index (RSI) foi desenvolvido no final dos anos 70, perfeito para traders e investidores que querem saber quando o ativo está overbought (supercomprado) ou oversold (supervendido), ele faz essa medição de força das mudanças de preços. Geralmente são configurados em 14 períodos, podendo ser de 14 dias anteriores ou 14 horas, os dados podem conter oscilações entre 0 e 100. 

Como diferenciar se o ativo está em oversold ou overbought 

O RSI funciona indicando as oscilações de mercado, calculando o preço de um ativo de 0 a 100 e geralmente em sua configuração padrão, considera 14 períodos. Quando RSI indica a pontuação de 30 ou menor, significa que certamente a criptomoeda está próximo de sua base,  isto é, sobrevenda. 

Quando o ativo está próximo de sobrecompra, revela então que está chegando ao seu topo, o indicador irá apontar a medida de 70 pontos, essa pontuação pode então fazer com o que o ativo tenha uma queda naquele período.

Mesmo que exista um padrão de 14 períodos, os traders podem modificar para menos ou mais períodos, configurando de acordo com suas preferências, no entanto um RSI com menores espaço de tempos como o de 7 dias é mais sensível às mudanças de valores que o de 21 dias.   

Divergências Bullish e  Bearish 

Alguns comerciantes utilizam também o RSI para tentar prever mudanças de padrão ou então para traçar níveis de suporte e resistência, através dos padrões de divergência Bullish (alta) e Bearish (baixa). Quando existe divergência de alta é sempre no momento  que o valor do ativo se move e o RSI se conduz ao sentido contrário, fazendo com o que pontuação do RSI aumente, assim criando mínimas mais baixas, isto é considerado uma divergência de alta. Mostrando um impulso mais forte de alta, apesar da tendência de baixo do preço do ativo. 

Já quando o mercado está em tendência de alta, as divergências de baixa podem indicar que o mercado está perdendo impulso, fazendo com o que o RSI caia e indique máximas mais baixas, mesmo que o preço do ativo cresça e acabe criando máximas mais altas.  

Entretanto as divergências do RSI não são totalmente seguras em tendências de mercado muito fortes, são mais precisas em mercados com menos volatilidade.

Exemplo em imagem

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR