single-image

FED está muito cuidadoso em relação ao dólar digital, afirma Jerome Powell

Jerome Powell, atual presidente do Banco Central dos Estados Unidos (FED), afirmou que a instituição está analisando com muito cuidado a possibilidade de um dólar 100% digital ser criado. 

Durante relatório semestral que o FED deve conceder ao Comitê Bancário do Senado americano, o atual presidente da instituição deu mais detalhes a respeito de um possível CBDC da maior economia do mundo:

“Estamos analisando cuidadosamente a questão de saber se devemos emitir um dólar digital. E é algo que os bancos centrais de todo o mundo estão olhando.Há questões técnicas e políticas significativas a respeito de como faríamos. Eu diria que estamos empenhados em resolver os problemas de tecnologia e em consultar amplamente o público e de forma muito transparente com todos os constituintes interessados em saber se devemos fazer isso. ”

A sigla CBDC é usada para definir moedas 100% digitais controladas pelos bancos centrais. Apesar de não existirem de forma física igual as criptomoedas descentralizadas como o Bitcoin, essa modalidade de dinheiro ainda seria controlada pelos seus respectivos governos e poderia funcionar sem uma rede baseada em blockchain. 

Como Powell afirmou, muitos países estão estudando ou já desenvolvendo um CBDC, inclusive o Brasil. Por fim, o economista falou que os Estados Unidos ainda estão longe de se recuperarem totalmente da crise econômica causada pelo coronavírus e que o FED pretende manter as baixas taxas de juros por um bom tempo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR