single-image

Entenda o que é Cardano (ADA)

A Cardano é uma plataforma blockchain criada em 2015, por Charles Hoskinson, um dos co-fundadores da Ethereum. Desde sua criação, o projeto chamou a atenção pelo seu forte rigor científico, tendo uma vasta equipe de engenheiros, matemáticos, cientistas e especialistas acadêmicos na sua construção e desenvolvimento. 

Charles desenvolveu a rede através da empresa de tecnologia Input Output Hong Kong. O principal propósito da Cardano é fornecer uma tecnologia escalável, robusta, ininterrupta e segura para a execução de aplicações financeiras. 

Sendo assim, seu sistema possibilita a inclusão e liberdade financeira de seus usuários, visto que sua rede traz eficiência regulatória e o seu token (ADA) gera transferências rápidas e acessíveis  de dinheiro.


Como funciona a rede Cardano?

Podemos definir a Cardano como uma blockchain de terceira geração, que visa solucionar falhas da primeira geração (Bitcoin) e da segunda (Ethereum). Segundo especialistas, as blockchains das duas primeiras moedas sofrem com uma restrição de quantidade de transferências suportadas. É possível verificar essa limitação consultando a variação de tempo de transações que o BTC e a ETH possuem. Quando a rede destas moedas está muito sobrecarregada, o tempo para efetuar a transação tende a ser maior e os custos mais altos. 

A Cardano por sua vez possui um poder computacional muito maior. Segundo sua documentação, a rede lida em média com quase 2 mil transações por segundo, sendo capaz de aumentar essa performance em 24 mil vezes se necessário. 

Outro diferencial do projeto é o Ouroboros, que é o mecanismo de consenso Proof of Stake da rede. Com isso, há uma grande diminuição do custo de energia, se comparado com o sistema Proof of Work, utilizado no Bitcoin. A escalabilidade da rede também é feita de forma inovadora. Não à toa, a camada de ligação de dados é conhecida como Hydra. O intuito é que o rendimento aumente com o acúmulo de nós adicionados a rede Cardano. 

Por fim, por mais que ainda não esteja disponível em sua rede, a equipe por trás do projeto Cardano pretende lançar a função de contratos inteligentes escalonáveis, de forma parecida que a rede Ethereum disponibiliza.

Token ADA

ADA é o token desenvolvido pelos criadores do projeto Cardano. Seu nome é uma homenagem a Ada Lavelace, matemática do século XIX. Sua oferta inicial (ICO) foi realizada em Outubro de 2017, com cada token custando aproximadamente 2 centavos de dólar. 

Estima-se que a empresa arrecadou mais de US$62 milhões no ICO do token. Atualmente, a ADA está em 4º na lista de moedas com maior volume de transações e marketcap, segundo o site CoinGecko. O token valorizou mais de 2000% em 2020 e início de 2021, sendo cotado em aproximadamente 70 centavos de dólar. Entretanto, a máxima histórica da moeda ocorreu em janeiro de 2018, quando alcançou o preço de US$1. 

Existem atualmente mais de 31 bilhões de unidades de ADA em circulação, e o seu suprimento máximo está estipulado em 45 bilhões. Por se tratar de um projeto sólido, promissor e com grande volume e aderência, é possível adquirir o token nas principais exchanges do Brasil e do Mundo. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR