single-image

Dump a vista? Entenda o pronunciamento de Trump que fez os mercados caírem

O mercado financeiro mundial acordou otimista nesta terça-feira (06/10) graças a recuperação do presidente Donald Trump, que tinha sido infectado com o novo coronavírus. Porém esse otimismo logo foi embora com o anúncio de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, ao dizer que os Estados Unidos estava longe de concluir a sua recuperação econômica. Mas o pior ainda estava por vir. Por volta das 15 horas, Trump anunciou que após ter discutido com seu secretário do Tesouro e com as principais lideranças do Senado e do Congresso, o governo Federal iria suspender as negociações para um novo pacote de estímulos econômicos para combater a crise do coronavírus.

A notícia pegou mercados e políticos de surpresa. Trump diversas vezes falou que sua administração faria de tudo para conter a crise econômica do país, chegando até mesmo a falar que o FED imprimiria a quantidade de dólares que fosse necessário. Por diversas vezes ele pressionou Jerome Powell a aderir a sua política monetária, e desde que a crise começou, trilhões já foram “impressos” e “injetados” nos mercados financeiros norte-americanos. Vale ressaltar que bolsas em queda e um agravamento da crise econômica seria muito prejudicial para o presidente, que tenta sua reeleição no fim do ano. Até mesmo a rival política de Trump e presidente da Câmara Nancy Pelosi, tinha na manhã do mesmo dia emitido um comunicado afirmando que era preciso criar uma ação robusta e imediata para conter a catástrofe econômica da crise do coronavírus.

A decisão do presidente fez os principais índices financeiros caírem quase de imediato. Os indices Nasdaq e S&P 500 cairam mais de 2%, fechando o dia com um recuo de 1,57% e 1,4% respectivamente. O IBOV, principal índice da nossa bolsa, fechou perto dos 95.600 pontos, 0,5% a menos do fechamento de segunda-feira. Até mesmo o mercado de criptomoedas foi afetado. O bitcoin recuou mais de 200 dólares em poucas horas, caindo mais de 2%. Quedas maiores foram vistas em diversas altcoins.

O Nasdaq e S&P 500 apresentam boas recuperações no dia de hoje (07/10), porém a situação econômica pode se agravar e novas quedas fortes acontecerem nos próximos dias. Se o presidente Trump resolver focar em sua campanha eleitoral e não apresentar nenhum projeto de recuperação econômica, os índices americanos irão sofrer. Conforme ja explicado em outra matéria, os bancos e mercados financeiros se tornaram extremamentes dependentes das ações dos governos e do dinheiro dos bancos centrais. Para aqueles que estão com dinheiro guardado, o ideal seria esperar, pois possíveis Dumps podem ocorrer nos mercados, dando boas oportunidades de compra de ativos.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR