single-image

Centro de Referência em IoT é inaugurado em Sorocaba

 

O projeto iniciou seus trabalhos no último dia 30/04, sendo uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com a Facens

 

Atualmente, o Brasil caminha para se inserir cada vez mais dentro do mundo tecnológico, seja pelo desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, como por projetos de lei e assuntos jurídicos que garantem a atuação e circulação dos criptoativos no Brasil. No final de abril, uma solução importante para o setor e a tecnologia em geral foi anunciada, que foi a criação de um Centro de Referência na Internet das Coisas (IoT) em Sorocaba/SP. O projeto iniciou seus trabalhos no último dia 30/04, sendo uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com a Facens.

Denominada de Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 FACENS-MCTI, o plano entrou em vigor para focar em diversas áreas que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do Brasil. A prioridade será nos campos de Cidades 4.0, Indústria 4.0, Saúde 4.0, Turismo 4.0, Agro 4.0 e na Educação 4.0. Segundo o Governo Federal, o Centro de Referência faz parte do Acordo de Cooperação Técnica. O fomento à capacitação tecnológica na região e no país em si é um passo adiante também para a criptoeconomia.

O centro será importante na promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia de acordo com um anúncio do Governo Federal. Esse centro se integrou ao Smart Campus Facens, que é uma área do centro universitário que foca seus trabalhos em desenvolver projetos que humanizam, propõem inteligência e são sustentáveis ao mesmo tempo. O ministro Marcos Pontes comentou em nota que é papel do MCTI direcionar suas atenções ao IoT.

 

“Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é preciso lembrar que precisamos criar empregos para as pessoas, alinhados a esse progresso. Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, afirmou em anúncio do Governo Federal.

O desenvolvimento de ideias e concepções como o Centro de Referência em Internet das Coisas em Sorocaba/SP é muito importante na inserção do criptomercado no senso comum. Muito além disso, as soluções 4.0 são aliadas da Blockchain, e essa junção se faz necessária para que o setor dos criptoativos prospere no Brasil. Com o surgimento de novas instalações e com o futuro respaldo jurídico que está em andamento com projetos como a PL 2060/2019 e a PL 3825/2019, o criptomercado caminha para se estabelecer como rotina em terras brasileiras.

Fonte: Governo Federal

Leia também

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

VOCÊ PODE GOSTAR